Make your own free website on Tripod.com

 Abandono:
Se nos abandonam ou se somos nós a deixar alguém, o certo é que este fenômeno é bastante freqüente nos sonhos, e está sujeito a muitos matizes na interpretação. Ser abandonado costuma ser o tema de algumas preocupações, mas numa análise mais atenta pode significar sentir-se liberado, sobretudo se quem nos deixa tem alguma autoridade ou poder sobre nós. Estes sonhos costumam indicar em qualquer caso temor, e terá que levar em conta este dado no que se refere a nossa saída, pois talvez estejamos recebendo um aviso do nosso inconsciente. Quando somos nós a abandonar pode significar que nos sentimos prisioneiros de alguma idéia, circunstância, pessoal ou de grupo e desejamos sair desta situação, ainda que só em sonhos nos atrevamos a dar este passo.

Abelhas:
Simbolicamente nos anunciam bonança e riqueza, mas talvez em forma de emprego e trabalho, por isso convém estar atento a estes temas. Não obstante, sermos atacados por abelhas pode significar também complicações com nossos companheiros de trabalhos ou associados e algumas interpretações coincidem ao traduzir a picada de uma abelha dentro de um sonho como um perigo para nossa reputação e causa de maledicência.

Abismo:
É muito comum entre as crianças este tipo de sonho, e entre os adultos costuma ir acompanhado quase sempre de angústia, que denota o medo de cair numa situação catastrófica. Uma vez acordados, pode ser um bom caminho de análise, indagar as bases sobre as quais estão assentadas nossas ações, seja do ponto de vista moral, econômico, sentimental etc. Pode ser que o sonho nos esteja falando do medo de ceder ao que estamos considerando como baixos instintos. Se sonhamos que caímos num abismo mas conseguimos sair do mesmo, ou que nos vemos obrigados a cruzar uma ponte pequena e frágil é que existe uma possibilidade de recompor a situação e recobrar a felicidade, mas tudo isso depois de grandes esforços. Se vemos o abismo mas não chegamos a cair nele é que ainda sentimos que estamos a tempo de evitar os males que nos ameaçam.

Abotoar/Amarrar:
Está tentando fechar-se em si mesmo ou tentando esconder uma situação ou idéia que pode ter vergonha que se torne pública. No sonho reflete medo e necessidade de proteção diante do exterior.

Abraço:
Costumamos falar de necessidade de afeto mas também de temor a uma perda afetiva. Em algumas ocasiões, os abraços que damos em sonhos são os que não nos atrevemos por medo da rejeição ou por não sabermos expressar nossos sentimentos, de dá-los quando estamos acordados.

Acrobacias:
Costumam indicar, sobretudo quando no sonho somos nós mesmos os que as fazem, possível instabilidade em algum setor de nossa vida. Quer mantenhamos o equilíbrio quer caiamos, este sonho sempre pode nos recordar a necessidade de cautela e tato em nossos projetos.

Adoção:
Se é você que adota a outra pessoa no sonho, pode ser que você inconscientemente está falando de alguma falta de sentido em sua vida, e se é você o adotado, pode traduzir o sonho como um aviso de falta de afeto ou necessidade de proteção e apoio. Também pode significar responsabilidades que estão afetando quem não deveriam.

Alfândega:
Parece que se traduz por prova ou inspeção. Se é você que quer instaurar a alfândega ou a controla, indica que quer impor suas opiniões aos demais. Este sonho é típico de aparecer em épocas de mudanças importantes, como o casamento, mudança de emprego, mudança de casa etc. Dependendo das sensações que acompanham o sonho poderemos deduzir as esperanças ou medos que guardamos a respeito.

Aluguel:
Podemos estar diante de uma situação de insegurança ou diante do temor de que nos valorizem inadequadamente.

Amadurecimento:
É necessário que analise seu medo de que o tempo passe, embora também possa interpretar o sonho como uma necessidade de crescer.

Amputação:
Pode se interpretar como fase de perdas em geral, mas existe uma grande variedade de critérios na hora de interpretar os sonhos com amputações. Com freqüência, refletem um medo da perda da potência sexual, ou de forma mais geral, da impossibilidade de amar ou ser amado por perda de qualidades pessoais.

Andar pela borda:
Será importante ter em conta o que aparece nas bordas onde no sonho queremos beirar, e também os meios que dispomos para cruzar, pois o sonho simboliza um momento crucial de nossa vida.

Anel:
Dizem que todas as figuras redondas, como anéis, pulseiras etc., indicam continuidade e totalidade, mas também pode conter um componente de isolamento e proteção se o sonho vem acompanhado da sensação de estar dentro de tais círculos. Perder um anel em sonhos é um presságio de discussões, e colocá-lo em outra pessoa pode revelar nosso desejo de exercer sobre a mesma algum tipo de domínio, seja afetivo, espiritual ou simplesmente material.

Aposta:
Talvez interiormente saiba que está deixando demasiadas coisas ao destino e o sonho o remete ao temor de perdê-las por falta de previsão.

Apresentação:
Seja de circo, de teatro ou de cinema, representa que vai poder lhe dar algum capricho ou alegria que há tempos está desejando.

Arco:
Bom momento para assumir novos desafios quando nós estamos indecisos. Tem que superar as últimas dúvidas com decisão.

Arco-íris:
Talvez está se revelando com este sinal uma ponte inconsciente entre diferentes estados de consciência e nosso desejo de transcendência. Em qualquer caso, interpreta-se como esperança depois das calamidades e boas perspectivas de futuro.

Armário:
O sonho está falando de nossas paixões mais íntimas, de nossa intimidade por isso é importante recordar se no sonho o conteúdo do armário aparece ordenado ou não, se está vazio ou cheio, e a qualidade do conteúdo, se é que dá pra ver. Também pode simbolizar nossa bagagem cultural ou nossa criatividade. Não se pode esquecer nossa posição frente a este armário, ou seja, se o abrimos ou fechamos, pois indicará algum aspecto da nossa atitude em relação a algum problema ou questão que tenhamos plantado na época em que o sonho surgiu.

Árvore:
Em geral as árvores que aparecem em nossos sonhos simbolizam a proteção material cuja força dependerá do aspecto e fortaleza com que as vemos, se nós nos abraçamos a eles ou se têm ou não frutos. Também pode falar-nos o sonho da necessidade de aprofundarmos nossas raízes, genealógicas ou espirituais.

Assédio:
Nas interpretações do tipo predicativo, se é o que assedia, ou seja, o protagonista do sonho, está a ponto de conseguir um trabalho, um amor, ou algum desejo há muito tempo cobiçado. Mas se é o assediado pode ser que esteja diante de um mau negócio.

Assinatura:
Fala de uma situação de cumprimento de tratado e terá que recordar qual era a sensação do sonho diante desta assinatura. Poderá analisar se se trata de um excessivo desejo de resolver uma situação que o preocupa.

Arco:
Buen momento para asumir nuevos retos ante los que nos hallamos indecisos. Hay que superar las últimas dudas con decisión.

Atalho:
Sonhar que tomamos um atalho costuma ser uma manifestação de nosso desejo de triunfar e de nossa predisposição a sair dos convencionalismos para consegui-lo. Terá que levar em conta as dificuldades que se apresentam no atalho do sonho, pois podem estar indicando inconvenientes que intuímos internamente.

Automóvel:
Costumam refletir os desejos e a ambição de poder do sonhador. Assim que para interpretá-lo terá que atentar para a forma, o preço, a categoria e o tamanho no sonho.

Avental:
Simboliza o trabalho e se está limpo refere-se à forma de apresentarmo-nos diante das tarefas a serem realizadas. Se está sujo, pode estar anunciando discussões ou desordens no trabalho.

Avestruz:
A tradição atribui a cada símbolo animal uma qualidade ou defeito, uma característica, que no sonho é a que nosso inconsciente quer mostrar-nos. No caso de sonhar com avestruzes, temos que analisar nossa tendência a negar a realidade quando nos é desfavorável. É necessário tomar coragem e enfrentar os acontecimentos.

Avião:
Freud e seus seguidores atribuem ao avião uma determinada simbologia sexual masculina que implica excitação sexual e desejos de relação amorosa. Mas outras interpretações indicam que sonhar com um avião revela nossos desejos de rápida elevação, de alcançar um nível social, profissional ou espiritual superior. Mas acompanhando esta ambição vem também junto o temor de que nossas aspirações sejam utópicas, pois se o avião cai nos conduzirá a uma catástrofe.

Azul:
O sonho pode estar falando de seus desejos de harmonia e espiritualidade. Também de uma etapa de boa saúde, como quando olha para o céu limpo e respira profundamente, sentindo que se enche de energia. Entretanto, alguns autores, se o sonhador é uma pessoa materialista, consideram que o sonho em que predominam os tons azuis pode ser um aviso de perigo ou uma ameaça a suas esperanças de estabilidade econômica. É considerada a cor da devoção.  

Voltar