Make your own free website on Tripod.com




Cabelos:
Tradicionalmente na simbologia dos sonhos, o cabelo é uma manifestação da energia controlada pela vontade e pelo conhecimento. E se se trata do pêlo que cobre o corpo, simboliza a força interior instintiva.

Cachorro:
Denota sua preocupação por alguma criança ou sua dedicação aos seus filhos. Se no sonho o cachorro se perde, implica que tem medo de um afastamento ou de não encontrar uma boa solução a conflitos de geração. Alguns autores indicam que comprar um cachorro em sonhos simboliza ficar grávida. A maioria das vezes sonhar com cachorros também revela um grande desejo de nos sentir amados e protegidos, de ter ao nosso lado quem nos dê amor e companhia desinteressada. Ver um cachorro em perigo no sonho pode ser sinal de que alguma relação afetiva está ameaçada.

Cadáver:
Geralmente é símbolo de perda, tristeza e fim de alguma coisa. Se sonhamos que o cadáver somos nós, indica-nos que tentamos fugir de uma situação ou problema. Se é um inimigo que vemos morto no sonho, simbolizará uma consciência intranqüila, e assistir ao velório de um cadáver estará indicando que acabaremos por fim com alguns velhos ressentimentos.

Cadeira:
Simboliza a segurança e a chegada de uma fase de estabilidade, sobretudo se no sonho você se vê sentado nela.

Caixão:
Se está aberto, significa que se sente ameaçado por algum capítulo não resolvido do passado. Se está fechado, pode ser interpretado como um desejo de ocultar uma parte de si mesmo de que não gosta.

Calçada:
Caminhar por uma calçada tanto em sonhos como na vida real significa a princípio estar dentro dos limites apropriados para o passante mas terá que ver o que estamos fazendo nesta caminhada. Se no sonho nos vemos subindo a calçada pode indicar a possibilidade de subir em algum escalão, seja profissional ou de algum tipo de hierarquia.E se sonhamos que estamos descendo a calçada, suponha exatamente o contrário. Pode ser um bom ponto de partida para analisar as ações cotidianas em que estamos imersos e nossa maneira de enfrentá-las.

Calendário:
Se vê uma data concreta pode estar indicando a necessidade de tomar uma decisão, e se só vê o calendário pode começar a pensar que perde tempo com assuntos de pouco interesse.

Caligrafia:
O que escrevemos em sonhos também fala de nossa personalidade, como na vida, quando estamos acordados. Uma boa caligrafia significa boa fase pessoal, mas se está torcida ou cheia de incorreções, indica-nos desordens pessoais.

Caminho:
Temos que entender este sonho como a forma em que nosso inconsciente persiste ou antecipa nosso destino. Assim, um caminho estreito ou com obstáculos implicará dificuldades e pouca margem de ação para tomar decisões, enquanto um caminho amplo e plano representará facilidades para levar adiante nossos projetos.

Campo:
Também é um símbolo que nos fala do que se apresenta diante de nós, mas no sentido do que nos falta e do que nos sobra para que os projetos cheguem a um término satisfatório. Se o campo aparece em bom estado mas improdutivo, teremos que pensar na necessidade de deixarmos a preguiça e sermos mais trabalhadores.

Canção:
Se a canção que escutamos é harmoniosa, simboliza sossego e paz, mas se a escutamos desafinada, talvez haja no nosso presente motivos de discórdia que teria que levar em conta.

Caracol:
Inconscientemente sabe que se encontra numa situação escorregadia e que avança mais lentamente do que gostaria. Não pode se livrar desta problemática e lhe pesa carregá-la sempre com você.

Caranguejo:
As indecisões estão fazendo você perder terreno, e no sonho se mostra o medo da involução. Talvez os novos trabalhos ou responsabilidades de qualquer tipo a superem e não sabe ainda como enfrentá-los.

Carrapato:
Algo o incomoda muito intensamente, ou tem a intuição de perigo diante de uma alergia ou picada de inseto.

Carta:
Ainda que algumas vezes pode se tratar de sonhos premonitórios, em geral traduzem nosso desejo de receber notícias, conselho ou informação sobre algum aspecto de nossa vida.

Cartas de Baralho:
Como todo jogo, indica risco e pode ser um aviso para que ponhamos toda nossa força de vontade para controlar os acontecimentos.

Catástrofe:
Embora de um lado simbolize destruição e ruptura, também mostra os desejos de transformação ou de esclarecer conceitos. Outros autores o interpretam como um aviso do instinto.

Cataventos:
Sua aparição nos sonhos nos adverte contra a indecisão, a inconstância e as dúvidas, seja nos nossos atos ou nas nossas idéias ou afetos.

Caverna:
Se se vê entrando simboliza sua necessidade de conhecer-se melhor, ou de aprofundar-se num assunto. Se se perde dentro da caverna, é símbolo de confusão, e se se vê saindo da caverna, indica seu propósito de avançar e tomar decisões.

Cego:
Se somos nós que estamos cegos no sonho, devemos pensar em algum assunto que está rondando a nossa mente, e na possibilidade de que não o estamos tratando adequadamente. O sonho nos estará falando da necessidade de olhar para todos os pormenores do tema, cuidadosamente.

Cenário:
A intuição de poder expressar proximamente todos os seus pensamentos.

Chaves:
Simbolizam um duplo aspecto de libertação e de repressão que pode se referir a todos os planos da existência. Possuir um grande molho de chaves simboliza a aquisição de bens ou conhecimentos; e ter dificuldades no sonho no momento de abrir a porta com uma chave indicará dificuldades para conseguir os objetivos que temos em mente.

Chicote:
É símbolo de domínio e poder irracional. Por isso se interpreta como uma advertência de que estamos cometendo ações arbitrárias ou, pelo contrário, que poderemos ser humilhados.

Chuva:
Emotividade, fertilidade e purificação. A chuva em sonhos tem um significado benéfico de riqueza e abundância, embora sonhar com tempestades indica que haverá alguma interferência até que cheguem os benefícios.

Cobertor:
Se vê um cobertor bem grosso, confortável e quente, pode indicar tendência a buscar proteção e uma certa dificuldade para enfrentar as dificuldades de forma independente.

Contador:
Em seu sonho, está aceitando que alguns assuntos de sua vida necessitam ser ordenados. Se o contador é você mesmo, o sonho pode estar mostrando um medo a problemas financeiros, ou de ter que prestar contas pra alguém, seja pessoa ou entidade fiscal.

Contágio:
Simboliza um temor. Possivelmente se sente desprotegido diante de uma situação preocupante, ou em inferioridade de condições. Também implica um excesso de escrúpulos que lhe enchem de inquietude.

Contrabando:
Se é você o contrabandista, é que tem medo que o descubram em alguma armadilha, e se é outro que realiza o contrabando pode indicar que não está de acordo com certos regulamentos ou normas da vida em que se vê envolvido.

Corrente:
Indica quase sempre nossa relação com o passado que está trazendo conseqüências ao presente. Quando no sonho vemos uma corrente de barco, simbolizará nosso envolvimento numa situação anterior, ataduras, compromissos. Romper a corrente no sonho significa o fim próximo das penalidades graças à nossa perseverança.

Coruja:
A coruja é um símbolo tradicional de sabedoria, mas também é um símbolo de morte e de rapina. Portanto, o valor do sonho dependerá da impressão que causar a coruja no sonhador: se o assusta, mau agouro e enfermidade; se é agradável, aprendizagem adiantada a nível mental.

Crânio:
Se no sonho o tem nas mãos, pode-se interpretar como um exagero de auto-piedade, e valeria a pena analisar sua tendência à teatralidade. Se se vê brincando com ele, indica uma grande força interior, com a qual pode contar para superar os sofrimentos que o envolvem.

Curva:
Não quer aceitar os acontecimentos tal e como são e tenta dar um giro na sua vida. O sonho simboliza algum tipo de rebeldia.  

Voltar